06/07/2017 11h40 - Atualizado em 06/07/2017 11h40

A decepção nada mais é do que você se deparar com a verdade nua e crua. Se você se decepciona com alguém, significa que as expectativas estavam erradas perante essa pessoa. Só isso.

Geralmente não sondamos bem quem está ao nosso redor, com isso falta discernimento. Temos de considerar que o planeta Terra não é o paraíso. Estar na vida é estar em uma escola, em um hospital e em uma prisão. Em uma escola porque aprendemos o tempo todo com todos. Em um hospital porque temos a possibilidade de cura da nossa alma. Conforme avançamos percebemos os nossos defeitos saindo e as qualidades ocupando espaços, Os defeitos são perecíveis. Em uma prisão, considerando as nossas ignorâncias e medos, que nos aprisionam mentalmente.

Essas três instituições  inteligentes funcionando simultaneamente faz com que evoluamos no intelectual, moral e espiritual. E, na Vida encontramos pessoas em vários estágios evolutivos.

Como somos todos aprendizes, pacientes e reeducandos, não tem sentido esperarmos uma amizade perfeita. Nós  não somos perfeitos. Com o maior respeito aos perfeccionistas, quem não pensa assim acaba ficando sozinho. Deixa de  ser amigo até de si mesmo. As pessoas difíceis sempre deixam lições. Sem a convivência difícil ficaríamos estacionados, E, esse não é o  propósito da Vida que é arquinimiga da acomodação.

Na verdade todas as pessoas que encontramos passam recados importantíssimos da Vida. Disse todas !

Tenho um amigo que diz que quando alguém chuta seu bumbum, você vai para  frente. Temos de agradecer.

Para que a tranquilidade  te penetre  o pensamento e o sentimento são necessários que a compreensão, a paciência, a tolerância, a compaixão e a bondade te sigam em todos os relacionamentos.

Para entender uma amizade temos de pensar mais em longo prazo. O mundo dá voltas e lá na frente àquele aparente inimigo pode te ajudar e, com isso, mudar a face daquela aparente inimizade.

Ghandi dizia que nunca havia perdoado porque se esforçava em compreender o próximo e o perdão era desnecessário. Jesus pregou para amarmos os inimigos.

Amor incondicional. Amar somente quem nos ama é pura negociação. É relação de interesse.

Devemos olhar para todas as pessoas que nos rodeiam como verdadeiras obras além da arte. Transcende o que entendemos por arte. Obras únicas da vida, que em dados momentos necessitam de amor e em outros doam amor. Portanto, viva a inimizade. Que Deus abençoe a todos.